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El aprendizaje social: compromiso para asumir retos en las aulas disruptivas;
Aprendizagem social: compromisso de enfrentar desafios em salas de aula com problemas

dc.creatorRodríguez Rodríguez, Leisa Daniela
dc.creatorGarcía López, Melanny Paola
dc.date2025-01-14
dc.date.accessioned2025-03-18T20:24:07Z
dc.date.available2025-03-18T20:24:07Z
dc.identifierhttps://revistas.umariana.edu.co/index.php/unimar/article/view/4224
dc.identifier10.31948/ru.v43i1.4224
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.14112/29645
dc.descriptionThe primary objective of this study was to enhance social learning in educational settings through educational play with the goal of reducing disruptive behaviors. To this end, qualitative methodology and action research were used. The results of the descriptive analysis of the narratives of each participant revealed the possible causes of the occurrence of disruptive actions. These findings underscore the importance of pedagogical principles for taking an active role in early childhood and promoting self-control and socialization. Finally, it should be noted that parenting guidelines should be based on respect, as they allow children to resolve behaviors through dialogue, thus achieving group well-being.en-US
dc.descriptionEl objetivo primordial de este estudio fue potenciar el aprendizaje social en entornos educativos mediante el juego pedagógico, con el propósito de disminuir las conductas disruptivas. Para ello, se empleó la metodología cualitativa y la investigación acción. Los resultados del análisis descriptivo de los relatos de cada participante revelaron las posibles causas de la aparición de las acciones disruptivas. Estos hallazgos resaltan la importancia de los principios de la pedagogía para adoptar un rol activo durante la primera infancia y fomentar el autocontrol y la socialización. Finalmente, cabe señalar que las pautas de crianza deben cimentarse en el respeto, ya que les permite a los niños resolver conductas mediante el diálogo y así lograr el bienestar grupal.es-ES
dc.descriptionO objetivo principal deste estudo foi aprimorar a aprendizagem social em ambientes educacionais por meio de jogos educativos com a meta de reduzir comportamentos perturbadores. Para isso, foram utilizadas a metodologia qualitativa e a pesquisa-ação. Os resultados da análise descritiva das narrativas de cada participante revelaram as possíveis causas da ocorrência de ações agitadoras. Essas descobertas ressaltam a importância dos princípios pedagógicos para assumir um papel ativo na primeira infância e promover o autocontrole e a socialização. Finalmente, deve-se observar que as diretrizes parentais devem ser baseadas no respeito, pois permitem que as crianças resolvam comportamentos por meio do diálogo, alcançando assim o bem-estar do grupo.pt-BR
dc.formatapplication/pdf
dc.languagespa
dc.publisherUniversidad Marianaes-ES
dc.relationhttps://revistas.umariana.edu.co/index.php/unimar/article/view/4224/4661
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dc.rightsDerechos de autor 2025 Revista UNIMARes-ES
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0es-ES
dc.sourceRevista UNIMAR; Vol. 43 No. 1 (2025): Revista UNIMAR; 41-55en-US
dc.sourceRevista UNIMAR; Vol. 43 Núm. 1 (2025): Revista UNIMAR; 41-55es-ES
dc.sourceRevista UNIMAR; v. 43 n. 1 (2025): Revista UNIMAR; 41-55pt-BR
dc.source2216-0116
dc.source0120-4327
dc.subjectaffective developmenten-US
dc.subjectsocial skillsen-US
dc.subjectchildhooden-US
dc.subjectpedagogical playen-US
dc.subjectconflict resolutionen-US
dc.subjectdesarrollo afectivoes-ES
dc.subjecthabilidades socialeses-ES
dc.subjectinfanciaes-ES
dc.subjectjuego pedagógicoes-ES
dc.subjectresolución de conflictoses-ES
dc.subjectdesenvolvimento afetivopt-BR
dc.subjecthabilidades sociaispt-BR
dc.subjectinfânciapt-BR
dc.subjectresolução de conflitospt-BR
dc.subjectbrincadeiras pedagógicaspt-BR
dc.titleSocial Learning: Commitment to taking on challenges in disruptive classroomsen-US
dc.titleEl aprendizaje social: compromiso para asumir retos en las aulas disruptivases-ES
dc.titleAprendizagem social: compromisso de enfrentar desafios em salas de aula com problemaspt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion


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