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Relationship between Managing emotions-feelings and Interpersonal relationships in adolescents enrolled in an educational institution in the municipality of Pasto
Relación entre Manejo de emociones- sentimientos y relaciones interpersonales en adolescentes escolarizados de una Institución Educativa del municipio de Pasto;
Relação entre gerenciar emoções-sentimentos e Relações interpessoais em adolescentes matriculados em uma instituição de ensino do município de Pasto
dc.creator | Moran-Cuastumal, Lisbeth Vanessa | |
dc.creator | Ortiz-Cerón, Diana Sofía | |
dc.date | 2020-12-07 | |
dc.date.accessioned | 2022-09-20T15:20:58Z | |
dc.date.available | 2022-09-20T15:20:58Z | |
dc.identifier | https://revistas.umariana.edu.co/index.php/Criterios/article/view/2418 | |
dc.identifier | 10.31948/rev.criterios/27.2-art2 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.14112/26084 | |
dc.description | he approach to emotional and social skills is pertinent, specifically the management of emotions-feelings and interpersonal relationships, since these components are part of the integral development of the human being and are attributed with being responsible for a large part of the success in life of people. Thus, this research analyzes the relationship between the management of emotions-feelings and interpersonal relationships of a sample of 57 adolescents in school, obtained through a type of non-probabilistic sampling, of which 59.65% correspond to women and 40.35% to men; the average age is 15 years with a standard deviation of 0.77. Three specific objectives were raised, namely: determine the level of emotion-feelings management, identify the degree of interpersonal relationships and establish the relationship between the level of emotion-feelings management and the degree of interpersonal relationships in adolescents of an educational institution of the municipality of Pasto. This, in order to evaluate the level and degree of each variable, accepting a quantitative paradigm with an empirical-analytical approach, the type of correlational study and a non-experimental-transversal design.The TMMS-24 scale and the ERCA II inventory were used to collect information. Taking into account the Kolmogórov Smirnov normality test, the data were analyzed through Pearson’s correlation coefficient, since the variables follow a normal distribution. These findings allow us to conclude that there is a statistically significant relationship between the dimensions ‘Emotional clarity’ r (, 41), ‘Emotional repair’ r (, 52) and the variable ‘Interpersonal relationships’, with a positive direction; that is, the higher the level of management of emotions-feelings, the better the degree in interpersonal relationships are presented in the adolescents under study. The emotional attention dimension r (, 14) of the emotion-feelings management variable and the interpersonal relationships variable are not related to each other. The emotional component and life skills interpersonal relationships play an important role in the friendships that are pursued during the middle adolescence stage. | en-US |
dc.description | Resulta pertinente el abordaje de las habilidades emocionales y sociales, específicamente el manejo de emociones-sentimientos y las relaciones interpersonales, dado que hacen parte del desarrollo integral del ser humano y se les atribuye el ser responsables de gran parte del éxito en la vida de las personas. Así pues, en esta investigación se analiza la relación entre el manejo de emociones-sentimientos y relaciones interpersonales de una muestra de 57 adolescentes escolarizados, obtenida a través de un tipo de muestreo no probabilístico, de los cuales el 59,65 % corresponde a mujeres y el 40,35 % a hombres, con una edad promedio de 15 años y una desviación estándar de 0,77. Se planteó tres objetivos específicos: determinar el nivel del manejo de emociones-sentimientos, identificar el grado de las relaciones interpersonales y establecer la relación entre el nivel del manejo de emociones-sentimientos y el grado de las relaciones interpersonales en adolescentes de una institución educativa del municipio de Pasto, con el fin de evaluar el nivel y grado de cada una de las variables, acogiendo un paradigma cuantitativo con enfoque empírico-analítico; tipo de estudio correlacional y diseño no experimental-transversal. En la recolección de información se empleó la escala TMMS-24 y el inventario ERCA II. Considerando la prueba de normalidad de Kolmogórov Smirnov, los datos fueron analizados a través del coeficiente de correlación de Pearson, debido a que las variables siguen una distribución normal; estos hallazgos permiten concluir que existe relación estadísticamente significativa entre las dimensiones ‘Claridad emocional’ r(,41), ‘Reparación emocional’ r(,52) y la variable ‘Relaciones interpersonales’, con una dirección positiva; es decir, a mayor nivel del manejo de emociones-sentimientos, mejor grado en relaciones interpersonales se presenta en los adolescentes objeto de estudio. La dimensión ‘Atención emocional’ r (,14) de la variable ‘Manejo de emociones-sentimientos’ y la variable ‘Relaciones interpersonales’ no se relacionan entre sí. El componente emocional y la habilidad para la vida relaciones interpersonales representan un papel importante en las amistades que se persigue durante la etapa de la adolescencia media. | spa |
dc.description | A abordagem das competências emocionais e sociais é relevante; especificamente, a gestão das emoções-sentimentos e das relações interpessoais, uma vez que estes componentes fazem parte do desenvolvimento integral do ser humano e são atribuídos como responsáveis por grande parte do sucesso na vida das pessoas. Assim, esta pesquisa analisa a relação entre o manejo das emoções-sentimentos e o relacionamento interpessoal de uma amostra de 57 adolescentes na escola, obtida por meio de um tipo de amostragem não probabilística, dos quais 59,65% correspondem a mulheres e 40,35% a homens; a idade média é de 15 anos com desvio padrão de 0,77. Três objetivos específicos foram levantados, a saber: determinar o nível de gestão de emoções-sentimentos, identificar o grau de relacionamento interpessoal e estabelecer a relação entre o nível de gestão de emoções-sentimentos e o grau de relacionamento interpessoal em adolescentes de uma instituição de ensino do município de Pasto. Trata-se de avaliar o nível e o grau de cada uma das variáveis, aceitando um paradigma quantitativo com abordagem empírico-analítica, o tipo de estudo de correlação e um delineamento transversal não experimental.A escala TMMS-24 e o inventário ERCA II foram utilizados para a coleta de informações. Levando-se em consideração o teste de normalidade Kolmogórov Smirnov, os dados foram analisados por meio do coeficiente de correlação de Pearson, uma vez que as variáveis seguem uma distribuição normal; esses achados permitem concluir que existe uma relação estatisticamente significativa entre as dimensões ‘Clareza emocional’ r (, 41), ‘Reparo emocional’ r (, 52) e a variável ‘Relacionamento interpessoal’, com um direcionamento positivo, ou seja, quanto maior o nível de gerenciamento das emoções-sentimentos, melhor o grau de relacionamento interpessoal se apresenta nos adolescentes estudados. A dimensão de atenção emocional r (, 14) da variável de gerenciamento de emoções-sentimentos e a variável de relacionamento interpessoal não estão relacionadas entre si. O componente emocional e as relações interpessoais de habilidades para a vida desempenham um papel importante nas amizades que se busca durante o estágio intermediário da adolescência.Palavras-chave: psicologia educacional; habilidades para a vida; adolescência; relações interpessoais; emoções. | pt-BR |
dc.format | application/pdf | |
dc.format | text/html | |
dc.language | spa | |
dc.publisher | Editorial UNIMAR | spa |
dc.relation | https://revistas.umariana.edu.co/index.php/Criterios/article/view/2418/2649 | |
dc.relation | https://revistas.umariana.edu.co/index.php/Criterios/article/view/2418/2665 | |
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dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 | spa |
dc.source | Revista Criterios; Vol. 27 No. 2 (2020): Revista Criterios - Julio - Diciembre; 45-69 | en-US |
dc.source | Revista Criterios; Vol. 27 Núm. 2 (2020): Revista Criterios - Julio - Diciembre; 45-69 | spa |
dc.source | Revista Criterios; v. 27 n. 2 (2020): Revista Criterios - Julio - Diciembre; 45-69 | pt-BR |
dc.source | 2256-1161 | |
dc.source | 0121-8670 | |
dc.subject | psicología educativa | spa |
dc.subject | habilidades para la vida | spa |
dc.subject | adolescencia | spa |
dc.subject | relaciones interpersonales | spa |
dc.subject | emociones | spa |
dc.subject | psicologia educacional | pt-BR |
dc.subject | habilidades para a vida | pt-BR |
dc.subject | adolescência | pt-BR |
dc.subject | relações interpessoais | pt-BR |
dc.subject | emoções | pt-BR |
dc.subject | educational psychology | en-US |
dc.subject | life skills | en-US |
dc.subject | adolescence | en-US |
dc.subject | interpersonal relations | en-US |
dc.subject | emotions | en-US |
dc.title | Relationship between Managing emotions-feelings and Interpersonal relationships in adolescents enrolled in an educational institution in the municipality of Pasto | en-US |
dc.title | Relación entre Manejo de emociones- sentimientos y relaciones interpersonales en adolescentes escolarizados de una Institución Educativa del municipio de Pasto | spa |
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