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Desarrollo del pensamiento crítico a través de foros de discusión asincrónicos con estudiantes de 8° grado;
Desenvolvimento do pensamento crítico através de fóruns de discussão assíncronos com alunos do 8º ano

dc.creatorMindiola-Molina, Idayris Yiseth
dc.creatorCastro-Mendoza, Juan Camilo
dc.date2021-06-25
dc.date.accessioned2022-09-20T14:47:44Z
dc.date.available2022-09-20T14:47:44Z
dc.identifierhttps://revistas.umariana.edu.co/index.php/unimar/article/view/2520
dc.identifier10.31948/Rev.unimar/unimar39-1-art9
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.14112/25887
dc.descriptionThe objective of the research was to contribute to the development of critical thinking skills. It was qualitative with a socio-critical approach and from the action research method. The population consisted of 30 8th grade students. Brainstorming, surveys and class diaries were used to collect information. The implementation had as a scenario the modality of academic work at home, which raised the need to use social networks such as WhatsApp and Facebook. In the results it was found that critical thinking skills such as analysis, interpretation, explanation, self-regulation were developed through asynchronous discussion forums. It concluded that the strategy used was an effective means for the transformation of school realities, promoting reflection, building knowledge, and attending to situations that could arise.en-US
dc.descriptionLa investigación tuvo como objetivo, contribuir al desarrollo de las habilidades de pensamiento crítico. Fue cualitativa con enfoque sociocrítico y desde el método de investigación acción. La población fue conformada por 30 estudiantes de 8° grado. Para recolectar la información se usó la lluvia de ideas, encuestas, diarios de clase. La implementación tuvo como escenario, la modalidad de trabajo académico en casa, lo que planteó la necesidad de utilizar redes sociales como WhatsApp y Facebook. En los resultados se encontró que las habilidades de pensamiento crítico como análisis, interpretación, explicación, autorregulación, fueron desarrolladas a través de los foros asíncronos de discusión. Se concluye que la estrategia utilizada fue un medio eficaz para la transformación de las realidades escolares, promoviendo la reflexión, construyendo saberes y atendiendo las situaciones que podrían sobrevenir.spa
dc.descriptionA pesquisa visava contribuir para o desenvolvimento das habilidades de pensamento crítico. Era qualitativa com uma abordagem sociocrítica e a partir do método de pesquisa de ação. A população consistia de 30 alunos do 8º ano. Brainstorming, pesquisas e diários de classe foram usados para coletar informações. A implementação teve como cenário a modalidade de trabalho acadêmico em casa, o que levantou a necessidade de utilizar redes sociais como a WhatsApp e o Facebook. Nos resultados descobriu-se que habilidades de pensamento crítico como análise, interpretação, explicação, autorregularão, foram desenvolvidas através de fóruns de discussão assíncronos. Concluiu-se que a estratégia utilizada foi um meio eficaz para a transformação das realidades escolares, promovendo a reflexão, construindo conhecimento e abordando as situações que poderiam surgir.pt-BR
dc.formatapplication/pdf
dc.formattext/html
dc.languagespa
dc.publisherUniversidad Marianaspa
dc.relationhttps://revistas.umariana.edu.co/index.php/unimar/article/view/2520/2786
dc.relationhttps://revistas.umariana.edu.co/index.php/unimar/article/view/2520/2783
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dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0spa
dc.sourceRevista UNIMAR; Vol. 39 No. 1 (2021): Revista UNIMAR - Enero - Junio; 126-144en-US
dc.sourceRevista UNIMAR; Vol. 39 Núm. 1 (2021): Revista UNIMAR - Enero - Junio; 126-144spa
dc.sourceRevista UNIMAR; v. 39 n. 1 (2021): Revista UNIMAR - Enero - Junio; 126-144pt-BR
dc.source2216-0116
dc.source0120-4327
dc.subjectdidactic strategyen-US
dc.subjectasynchronous discussion forumsen-US
dc.subjectthinking skillsen-US
dc.subjectcritical thinkingen-US
dc.subjectteaching practicesen-US
dc.subjectestrategia didácticaspa
dc.subjectforos de discusión asincrónicosspa
dc.subjecthabilidades del pensamientospa
dc.subjectpensamiento críticospa
dc.subjectprácticas docentesspa
dc.subjectestratégia didáticapt-BR
dc.subjectfóruns de discussão assíncronospt-BR
dc.subjectpensamento críticopt-BR
dc.subjectpráticas de ensinopt-BR
dc.subjecthabilidades de pensamentopt-BR
dc.titleDevelopment of critical thinking through asynchronous discussion forums with 8th grade studentsen-US
dc.titleDesarrollo del pensamiento crítico a través de foros de discusión asincrónicos con estudiantes de 8° gradospa
dc.titleDesenvolvimento do pensamento crítico através de fóruns de discussão assíncronos com alunos do 8º anopt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.typeTextospa
dc.coverageColombiaspa


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