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Estructura precategorial como estrategia pedagógica para favorecer la comprensión lectora;
Estrutura precategorial como estratégia pedagógica para favorecer a compreensão de leitura

dc.creatorMorales-Paz, Johanna Marisol
dc.creatorPalacios-Ortega, Luis Hernán
dc.date2020-06-28
dc.date.accessioned2022-09-20T14:47:40Z
dc.date.available2022-09-20T14:47:40Z
dc.identifierhttps://revistas.umariana.edu.co/index.php/unimar/article/view/2239
dc.identifier10.31948/Rev.unimar/unimar38-1-art3
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.14112/25861
dc.descriptionIt is common to find few reading abilities in students of all courses and educational levels, since students show a low level of reading due to a lack of interest, discouragement and rejection towards reading. The objective was to analyze the contribution of the precategorial structure as a pedagogical strategy to favor reading comprehension in tenth grade students of La Esperanza Education Institution. A diagnostic test was performed using a checklist, six field diaries, a focus group and a test to assess the impact of the strategy in relation to the diagnostic results. The methodology to be used was hermeneutic, because it seeks to understand realities in the context in which students develop. The results demonstrate that the precategorical structure develops reading skills in students and guides students towards a new experience of text comprehension.en-US
dc.descriptionEs frecuente encontrar pocas capacidades lectoras en estudiantes de todos los cursos y niveles educativos, dado que estos muestran un nivel bajo de lectura por falta de interés, desánimo y rechazo hacia la lectura. El objetivo fue analizar el aporte de la estructura precategorial como estrategia pedagógica para favorecer la comprensión lectora en estudiantes de grado décimo, de la Institución Educativa Agropecuaria La Esperanza. Se realizó una prueba diagnóstica haciendo uso de una lista de chequeo, seis diarios de campo, un grupo focal y una prueba para evaluar el impacto de la estrategia con relación a los resultados del diagnóstico. La metodología a usar fue hermenéutica, debido a que se busca comprender realidades en el contexto en que se desenvuelven los educandos. Los resultados demuestran que la estructura precategorial desarrolla habilidades lectoras en los estudiantes y orienta a los estudiantes hacia una nueva experiencia de comprensión de textos.spa
dc.descriptionÉ comum encontrar poucas habilidades de leitura em estudantes de todos os cursos e níveis educacionais, uma vez que os mesmos apresentam baixo nível de leitura devido à falta de interesse, desânimo e rejeição à leitura. O objetivo foi analisar a contribuição da estrutura pré-categorial como estratégia pedagógica para favorecer a compreensão da leitura em alunos da décima série da Instituição de Ensino Agrícola La Esperanza. Um teste de diagnóstico foi realizado usando uma lista de verificação, seis diários de campo, um grupo focal e um teste para avaliar o impacto da estratégia em relação aos resultados do diagnóstico. A metodologia a ser utilizada foi hermenêutica, pois busca compreender as realidades no contexto em que os alunos se desenvolvem. Os resultados demonstram que a estrutura pré-categorial desenvolve habilidades de leitura nos alunos e os orienta para uma nova experiência de compreensão de texto.pt-BR
dc.formatapplication/pdf
dc.formattext/html
dc.languagespa
dc.publisherUniversidad Marianaspa
dc.relationhttps://revistas.umariana.edu.co/index.php/unimar/article/view/2239/2437
dc.relationhttps://revistas.umariana.edu.co/index.php/unimar/article/view/2239/2451
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dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0spa
dc.sourceRevista UNIMAR; Vol. 38 No. 1 (2020): Revista UNIMAR - Enero - Junio; 65-90en-US
dc.sourceRevista UNIMAR; Vol. 38 Núm. 1 (2020): Revista UNIMAR - Enero - Junio; 65-90spa
dc.sourceRevista UNIMAR; v. 38 n. 1 (2020): Revista UNIMAR - Enero - Junio; 65-90pt-BR
dc.source2216-0116
dc.source0120-4327
dc.subjectreading researchen-US
dc.subjectclassroom techniquesen-US
dc.subjectteaching practiceen-US
dc.subjectprecategorical structureen-US
dc.subjectteaching strategyen-US
dc.subjectreading processen-US
dc.subjectinvestigación sobre la lecturaspa
dc.subjecttécnica didácticaspa
dc.subjectpráctica pedagógicaspa
dc.subjectestructura precategorialspa
dc.subjectestrategia de enseñanzaspa
dc.subjectproceso lectorspa
dc.subjectpesquisa em leiturapt-BR
dc.subjecttécnica de ensinopt-BR
dc.subjectprática pedagógicapt-BR
dc.subjectestrutura pré-categorialpt-BR
dc.subjectestratégia de ensinopt-BR
dc.subjectprocesso de leiturapt-BR
dc.titlePrecategorial structure as a pedagogical strategy for improving reading comprehensionen-US
dc.titleEstructura precategorial como estrategia pedagógica para favorecer la comprensión lectoraspa
dc.titleEstrutura precategorial como estratégia pedagógica para favorecer a compreensão de leiturapt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.typeTextospa
dc.coverageColombiaspa


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