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La experiencia del Programa de Internado Rural Interdisciplinario - PIRI en la subcuenca del rí­o Pasto;
A experiência do Programa Interdisciplinar de Estágio Rural - PIRI na sub-bacia do rio Pasto

dc.creatorChavarrí­a Lagos, Angélica
dc.creatorCadena Pastrana, Álvaro
dc.creatorNarváez Romo, Alejandra
dc.creatorFigueroa Estrella, Ana
dc.creatorFigueroa Estrella, Andrea
dc.creatorRamí­rez Dí­az, Gabriel
dc.creatorObando Mideros, Nathaly
dc.creatorEspaña Montaño, Eliana
dc.creatorOrellana Reyes, Omar
dc.creatorM Rivas, Hernán
dc.date2017-03-12
dc.date.accessioned2022-09-20T14:47:16Z
dc.date.available2022-09-20T14:47:16Z
dc.identifierhttps://revistas.umariana.edu.co/index.php/unimar/article/view/1532
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.14112/25809
dc.description  This process was carried out in two territories: La Marquesa village, Miraflores micro-watershed and San Felipe village, Mijitayo micro-watershed, with two groups of students from various careers and a support, accompaniment and coordination team. The methodology had a qualitative paradigm, type of research and participatory action; the process is framed in: i) Situational analysis, ii) Relationship with territorial entities, iii) Design of the rural development promotion process in an interdisciplinary way, and iv) Evaluation of experiences for the identification of lessons learned. In this sense, one aspect to highlight is the learning generated among the students, lines of action that achieved complex approaches to reality, the identification of some mechanisms of work with rural communities, allowing a greater degree of accompaniment from the academy in the territory .  en-US
dc.descriptionEste proceso se desarrolló en dos territorios: vereda La Marquesa, microcuenca Miraflores y vereda San Felipe, microcuenca Mijitayo, con dos grupos de estudiantes de diversas carreras y un equipo de apoyo, acompañamiento y coordinación. La metodología tuvo un paradigma cualitativo, tipo de investigación y acción participativa; el proceso se enmarca en: i) análisis situacional ii) relacionamiento con entidades territoriales, iii) diseño del proceso de promoción del desarrollo rural en forma interdisciplinar, y iv) evaluación de experiencias para la identificación de lecciones aprendidas. En este sentido, un aspecto a destacar es el aprendizaje generado entre los estudiantes, líneas de acción que lograron aproximaciones complejas a la realidad, la identificación de algunos mecanismos de trabajo con comunidades rurales, permitiendo un mayor grado de acompañamiento desde la academia en el territorio.spa
dc.descriptionEste processo foi desenvolvido em dois territórios: vila de La Marquesa, micro bacia hidrográfica de Miraflores e vila de San Felipe, micro bacia hidrográfica de Mijitayo, com dois grupos de estudantes de várias carreiras e equipe de apoio, acompanhamento e coordenação. A metodologia teve um paradigma qualitativo, tipo de pesquisa e ação participativa; o processo é enquadrado em: i) Análise situacional, ii) Relação com entidades territoriais, iii) Elaboração do processo de promoção do desenvolvimento rural de forma interdisciplinar e iv) Avaliação de experiências para a identificação de lições aprendidas. Nesse sentido, um aspecto a destacar é a aprendizagem gerada entre os alunos, linhas de ação que alcançaram abordagens complexas da realidade, a identificação de alguns mecanismos de trabalho com as comunidades rurais, permitindo um maior acompanhamento da academia no território.  pt-BR
dc.formatapplication/pdf
dc.formattext/html
dc.languagespa
dc.publisherUniversidad Marianaspa
dc.relationhttps://revistas.umariana.edu.co/index.php/unimar/article/view/1532/pdf
dc.relationhttps://revistas.umariana.edu.co/index.php/unimar/article/view/1532/2294
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dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0spa
dc.sourceRevista UNIMAR; Vol. 35 No. 2 (2017): Revista UNIMAR - Julio - Diciembre; 149-159en-US
dc.sourceRevista UNIMAR; Vol. 35 Núm. 2 (2017): Revista UNIMAR - Julio - Diciembre; 149-159spa
dc.sourceRevista UNIMAR; v. 35 n. 2 (2017): Revista UNIMAR - Julio - Diciembre; 149-159pt-BR
dc.source2216-0116
dc.source0120-4327
dc.subjectCommunity educationen-US
dc.subjectuniversity extensionen-US
dc.subjectknowledge transferen-US
dc.subjectlocal developmenten-US
dc.subjectEducación comunitariaspa
dc.subjectextensión universitariaspa
dc.subjecttransferencia de conocimientosspa
dc.subjectdesarrollo localspa
dc.subjecteducação comunitáriapt-BR
dc.subjectextensão universitáriapt-BR
dc.subjecttransferência de conhecimentopt-BR
dc.subjectdesenvolvimento localpt-BR
dc.titleThe experience of the Interdisciplinary Rural Internship Program - PIRI in the sub-basin of the Pasto Riveren-US
dc.titleLa experiencia del Programa de Internado Rural Interdisciplinario - PIRI en la subcuenca del rí­o Pastospa
dc.titleA experiência do Programa Interdisciplinar de Estágio Rural - PIRI na sub-bacia do rio Pastopt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.typeTextospa
dc.coverageColombiaspa


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